sexta-feira, 15 de maio de 2015

Nova apreensão do fruto da aroeira em SFI


Uma nova apreensão do frutos da aroeira foi feita em São Francisco de Itabapoana, menos de 24 horas após a Polícia Rodoviária Estadual interceptar um caminhão com 500 quilos do produto na noite de quarta-feira, 13-05.

Com base em uma denúncia anônima, por volta das 17 horas desta quinta-feira, 14-05, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com o apoio da Polícia Militar, chegaram a um depósito em Praça João Pessoa com uma tonelada e meia do fruto da aroeira.

O proprietário do depósito, E.G.P., 50 anos, foi autuado na Lei de Crimes Ambientais por ter em depósito produto de origem vegetal sem licença dos órgãos ambientais. Ele foi levado a 147ª Delegacia Legal, onde assinou um termo circunstanciado e responderá ao processo em liberdade. A pena para este tipo de crime é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.


O produto foi apreendido, e novamente encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que ficou como fiel depositário. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, como a aroeira apreendida, também conhecida como aroeira vermelha ou aroeira pimenta, não pode ser comercializada, geralmente a destinação é retornar à natureza na forma de alimento para diversas espécies de pássaros.

Segundo Vânia Coelho, chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana somente três produtores detêm a licença do Inea para extrair e comercializar o fruto da aroeira.

Nenhum comentário: