quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O GLOBO: Lula defende WikiLeaks e se solidariza com Assange, criador do site que vaza segredos diplomáticos


BRASÍLIA - Em discurso proferido na apresentação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a liberdade de expressão e se solidarizou com o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, preso na Inglaterra na terça-feira. O WikiLeaks vem divulgando correspondências confidenciais de diplomatas americanos que têm causado desconforto ao governo dos Estados Unidos. Para ele, o site está colocando a nu uma diplomacia que parecia inatingível. O presidente disse que é contra a prisão de Assange e afirmou que não é ele o culpado pelo que está acontecendo, mas, sim, aqueles que produziram os documentos.

Blog: o melhor das revelações do WikiLeaks

Lula, que tem mania de criticar a mídia nacional - e, nesta quinta-feira, voltou a tocar no assunto -, reconheceu o papel da imprensa. Ao falar sobre a liberdade de expressão, o presidente fez um manifesto em favor de Assange.

- Devemos muito à imprensa. Às vezes eu critico e dizem: "Lula está criticando a imprensa". Não. Estou apenas alertando - afirmou, sendo aplaudido por assessores e empresários que participavam da solenidade depois de completar: - O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia americana... como é que chama? O WikiLeaks lá... O rapaz foi preso e não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão.
Falando sobre Assange, Lula disse também que ele "estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram".

- Eu não sei se os meus embaixadores passam esses telegramas. Mas, olha, a Dilma tem de saber e falar para seu ministro (das Relações Exteriores). Se não tiver o que escrever, não escreva bobagem - afirmou, referindo-se aos informes dos diplomatas americanos que, em alguns casos, limitavam-se a expressar detalhes insignificantes, como se um presidente se veste bem ou não ou se participa de festas.

O presidente questionou ainda o fato de não ter havido "um voto de protesto" após a prisão do fundador do WikiLeaks. Lula disse que o culpado não é quem divulgou, e sim "quem escreveu a bobagem porque, senão, não teria o escândalo que tem":

- Aparece o tal do WikiLeaks, desnuda a diplomacia que parecia inatingível, a mais certa do mundo, e aí começa uma busca (para prendê-lo). Eu não sei se colocaram cartazes como no tempo do faroeste de "Procura-se Vivo ou Morto". Aí prenderam o rapaz e eu não vi um voto de protesto. Oh, Stuckinha (Ricardo Stucker, fotógrafo oficial da Presidência), pode colocar no blog do Planalto o primeiro protesto, então, contra a liberdade de expressão na internet para a gente poder protestar porque o rapaz estava colocando apenas aquilo que ele leu - defendeu Lula. - Então, ao WikiLeaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra a liberdade de expressão.

Um comentário:

lucia disse...

Será que o Sr. Lula está bem informado do que este grupo está fazendo? Eles estão dando todas as dicas para os terroristas atacarem os pontos críticos do mundo inteiro. O chefe do Wikileads foi preso sobre acusação de 2 estupros na Suécia e não por publicar segredos estratégicos que infelizmente o mundo é obrigado a ter. A Europa inteira está indignada com o que está acontecendo e o Sr. Lula faz um discurso desse!!! Ainda bem que ele me da à permissão de expressão para eu poder criticá-lo. O presidente de um país deveria estar bem informado antes de sair fazendo criticas infundadas. Ninguém está criticando a prisão deste homem porque ele está pondo a segurança do mundo em jogo.