sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Petrobras e Viva Rio concluem 1ª fase do PPJA

Jovens apresentaram os trabalhos desenvolvidos em redes sociais, além de maquetes e paródias musicais no projeto Jovem Aprendiz desenvolvido pela Petrobras em parceria com a Viva Rio.
.



Alunos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz comemoraram, esta semana, o encerramento da 1ª etapa do programa, na Bacia de Campos, desenvolvida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Viva Rio. Ao todo, 660 jovens dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana concluíram a fase de Formação Básica, com duração de quatro meses.

“Esta etapa do PPJA é, para a maioria dos jovens, o primeiro contato com conceitos como ética e cidadania, em que tentamos mostrar aos alunos que eles são os protagonistas de sua história. É um aprendizado muito rico, não apenas para os jovens, mas, também, para nós, educadores”, afirmou o coordenador regional da Viva Rio, Alexandre Fernandes.

Dividida em três módulos, a primeira fase do PPJA apresentou temas como Afirmação da Identidade, Cenário do Aprendiz e Conhecendo o Mundo do Trabalho. Durante as cerimônias de conclusão, realizadas em Campos dos Goytacazes e Macaé, os jovens apresentaram os trabalhos desenvolvidos em redes sociais, além de maquetes e paródias musicais.

“Nesta fase mostramos aos nossos jovens que o PPJA não é mais um programa de distribuição de renda, mas sim uma grande oportunidade para que eles construam seus futuros”, disse a educadora Luciana de Barcelos de Azeredo Silva, de Quissamã.

Essa lição já foi apreendida por todos. Para Vinícius Pinheiro de Sousa Fernandes, de Macaé, a primeira fase do PPJA serviu para “um amadurecimento pessoal muito grande, em que ampliei minha visão de futuro”. Na segunda etapa do programa, de qualificação profissional, Vinícius fará parte da turma de auxiliar técnico em Logística porque, segundo afirma “a oferta de emprego em Macaé é muito grande e faltam profissionais qualificados”.

A fase de Qualificação Profissional do PPJA terá início na próxima segunda-feira, dia 13. Desenvolvida em parceria com o SENAI, a etapa oferecerá cursos de auxiliar técnico administrativo, auxiliar técnico em TI, auxiliar técnico em logística, caldeireiro, soldador, mecânico automotivo, mecânico de manutenção, eletricista predial e eletricista de manutenção industrial.


“Percebemos o comprometimento dos nossos jovens, que vibram com o programa e sabem o que querem”, disse o coordenador regional do PPJA, Jorge Alberto Alves Bezerra.

Nenhum comentário: