sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MPF investiga licenciamento de obras de apoio ao Porto do Açu


Projetos ligados a empreendimento de Eike Batista poderiam atingir o Paraíba do Sul

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos (RJ) instaurou inquérito civil público (ICP) para investigar se as obras do distrito industrial de São João da Barra e do corredor logístico do Norte Fluminense, projetos de apoio ao Porto do Açu, possuem o devido licenciamento ambiental e respeitam a legislação de proteção ao meio ambiente. Ambos os projetos são ligados ao Porto do Açu, que recebe investimentos do grupo EBX - do empresário Eike Batista - e estão localizados próximos ao rio Paraíba do Sul, área de proteção da União.

Além de instaurar o ICP, o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira determinou a elaboração de ofícios a serem encaminhados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao governo do estado do Rio de Janeiro, pedindo esclarecimentos sobre os estudos técnicos das obras e o andamento delas.

"É preciso ampliar o debate para que as populações atingidas saibam exatamente o que vai ser feito. Qualquer licenciamento deve atentar para os impactos ambientais em sua máxima extensão", disse o procurador.

O Porto do Açu é empreendimento da LLX, empresa do grupo EBX. O projeto do distrito industrial abrange uma área de 70 km próxima ao porto, onde empresas instalarão suas indústrias. Já o corredor logístico é um projeto com extensão de 45 km que escoaria matérias-primas e produtos vindo do Porto do Açu para o interior do país.

Um comentário:

São Francisco Informe disse...

Paulo Noel primeiro quero te dar os parabéns pelo seu Blog e agradecer pelo espaço.
Quero aqui deixar a minha opiniao que estamos anciosos pela Ponte.Com a chegada deste porto pra São João da Barra e com a ponte é quase tudo que precisamos para o desenvolvimento da nossa cidade.
obrigado!
samuel
e-email ssfreitas@bol.com.br