quinta-feira, 1 de setembro de 2011

INEA realiza audiência para infraestrutura do Distrito Industrial de São João da Barra


A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) e a LLX, empresa de logística do Grupo EBX, participam nesta semana de audiências públicas promovidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No evento serão apresentados os estudos ambientais (EIA/Rima) para o licenciamento da infraestrutura do Distrito Industrial de São João da Barra. O empreendimento será instalado ao lado do Superporto do Açu, em construção no município.

A instalação do Distrito Industrial de São João da Barra, o 11º instalado pela CODIN, baseou-se na atração de empresas para a região em razão da implantação do Superporto do Açu. O empreendimento oferece uma série de atrativos, como disponibilidade de minério de ferro, oferta de energia, proximidade com a Bacia de Campos e interligação com rodovias e ferrovias, entre outros. A instalação do Distrito Industrial, aliada ao porto, garante a criação de valor na economia local, maximizando a geração de riquezas, arrecadação de impostos e empregos na região.

A CODIN assinou um termo de cooperação técnica com a LLX delegando à empresa atribuições específicas para a sua atuação no processo de licenciamento. Assim, a LLX vai implantar as infraestruturas de uso comum do Distrito Industrial, como abastecimento de água, rede de esgoto, drenagem, ruas, linhas ferroviárias, emissários e rede elétrica. Pelo termo, a empresa também é responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

Distrito
Criado por meio de decretos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Distrito Industrial será implantado, através da CODIN, no 5º Distrito de São João da Barra. O Distrito Industrial possui área de 7.036 hectares e, para sua infraestrutura estão previstos aproximadamente 132 km de vias, com 44 intersecções e 8 viadutos.

Também está prevista a implantação de cerca de 27 km de trilhos para ferrovia, além da implantação de 92,5 km de redes de distribuição elétrica, 3 subestações de energia e a 114,5 km de iluminação pública. Será construído um reservatório com volume total de 600.000 m³, estações de tratamento de água com vazão de 130 l/s, duas estações de tratamento de esgoto com vazão máxima de 100 l/s e a implantação de 55 km de rede coletora.

Conheça a CODIN

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) é a ferramenta de incentivo concreto para o crescimento do território fluminense. Trabalha unindo poder público e empreendedores privados na busca de novos investimentos. Vinculada à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a CODIN acompanha de perto o processo de transformação na região Norte Fluminense que vem sendo consolidado através do Complexo Portuário do Açu, ainda em fase de implantação.

A CODIN se instalou em São João da Barra, em agosto de 2010, passando a contar com sede própria, além de um posto avançado em Água Preta. O objetivo dessa medida é estar mais próxima da população atingida pelos decretos de desapropriação, promovendo um trabalho de apoio e orientação junto às famílias que possuem terras ou residem na área considerada como de utilidade pública. A CODIN, então, responsável por desapropriar terras e propriedades, atenta às suas responsabilidades sociais, constituiu equipe em São João da Barra voltada para o atendimento social, técnico e jurídico.

Entre as missões institucionais, cabe à Codin atrair investimentos, através da criação de distritos industriais - áreas onde os investidores são beneficiados com incentivos fiscais, por exemplo - para gerar emprego e renda e promover riqueza. No caso do Distrito Industrial de São João da Barra, a CODIN tem o desafio de incentivar o desenvolvimento econômico local, bem como o de seus cidadãos, para que venham a se inserir na realidade futura da região, sem, contudo, prescindir da sua responsabilidade social.

Conheça a LLX

A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.

Atualmente a empresa desenvolve o Superporto do Açu, um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais - um offshore e outro onshore - em construção em São João da Barra (RJ), próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil, sendo o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.

Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e Chinamax, que transporta até 400 mil toneladas de carga.

No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Complexo Portuário Privativo de Uso Misto do Superporto do Açu. O início da operação do Superporto está previsto para o final de 2012.

Nenhum comentário: