quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LLX entrega tratores e estufas para agricultores em São João da Barra

Ações preveem o fortalecimento da agricultura no município

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, assinou hoje (31) convênios com a Prefeitura de São João da Barra e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro para auxílio a associações e pequenos produtores rurais do município. Os convênios são para a doação de tratores e a instalação de estufas para o cultivo protegido.

A entrega dos tratores e das estufas está prevista no Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar, que está sendo realizado pela LLX no 5º distrito de São João da Barra. O plano prevê o desenvolvimento de uma série de programas voltados para a geração de renda dos produtores rurais.

“Com a utilização dos tratores será realizada a mecanização da colheita, facilitando a época da lavoura. Já as estufas possibilitam a produção garantida durante o ano todo. Com isso, a LLX inicia um programa para o fortalecimento da agricultura familiar na região do Superporto do Açu”, informa Luís Baroni, diretor de Implantação da LLX.

Evento

No evento, que aconteceu na associação de moradores de Mato Escuro, em São João da Barra, a empresa realizou a entrega de 5 tratores. Os equipamentos, que auxiliarão a preparação da terra para o plantio, serão entregues às associações de produtores de Mato Escuro, Pipeiras, Sabonete, Barra do Açu e Cajueiro.

Com apoio técnico consultivo da Fundação de Alunos e Profissionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – FAPUR, as associações serão orientadas sobre a melhor forma de uso dos equipamentos. Os custos de manutenção dos tratores serão pagos pela LLX, pelo período de um ano.

De acordo com o presidente da Associação de produtores rurais de Mato Escuro, Jeremias Peixoto da Silva, a doação é de grande importância “Com a doação dos tratores o produtor vai ter apoio para aumentar a produção e reduzir custos. É um ganho para o agricultor familiar que tinha dificuldades de recursos para o preparo do solo”, destacou.

Além disso, a empresa também entregou as duas estufas do projeto “Cultivo protegido”, que permite a redução do ataque de pragas e doenças e protege contra mudanças climáticas, possibilitando que os produtos sejam cultivados durante todo o ano. Assim, o cultivo em ambiente protegido reduz as perdas e agrega valor ao produto.

As estufas, que serão instaladas no 5º distrito de São João da Barra, próximo ao Superporto do Açu, poderão ser utilizadas por todas as associações de produtores rurais das microbacias do rio Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: