domingo, 11 de setembro de 2011

O que estava fazendo no dia 11 de setembro de 2001


Como milhões de habitantes do planeta terra no dia 11 de setembro, também, estava diante da tevê assistindo, perplexo, o ataque terrorista às torres gêmeas dos Estados Unidos. Estava no meu trabalho de locutor na rádio comunitário onde moro em São Francisco de Itabapoana (RJ). Disse para meus ouvintes que dois edifícios nos Estados Unidos ardiam em fogo, cujas chamas foram provocadas por dois aviões em colisão com as imponentes torres.

Quem fez aquilo? Foram seres humanos, se é que assim o podemos chamá-los. Inacreditável!

Todos os passageiros e mais a tripulação fanática se espatifaram no gigante prédio matando milhares de pessoas. Dezenas de litros de gasolina, o combustível transformado em fogo e destruição. E tudo parece tão recente.

Meu primeiro neto ainda não havia nascido. Ontem, diante da tevê assistia as imagens do 11 de setembro exibidas em documentários através de vários canais Via Embratel . Ao meu lado, meu neto que veio ao mundo quatro anos após o massacre terrorista não entendia o que estava acontecendo. Agora com oito anos, apesar de intrigado com as imagens, obviamente ainda não faz a leitura da dimensão do episódio como nós adultos.

Ficou pouco tempo assistindo, mesmo porque mudei de canal. Ele vai crescer constituir família, trabalhar e, como nós, tentará entender do que é capaz o ser humano ensandecido. Aviões transformados em armas, conduzidos por pessoas treinadas e convictas de que estavam numa importante missão.

Que palavras buscar para explicar o que aconteceu: insanidade, pavor, desespero, intolerância, insegurança, covardia, fanatismo, loucura... Os gritos e lembranças de pessoas que morreram com sonhos interrompidos sem tempo de avaliar o que aconteceu permanecem em nossas mentes. Imagens que esperamos nunca mais assistir. Que Deus nos ajude.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Paulo Noel, seu blog é muito visto em Campos, você pode dar uma força na divulgação dessa conferência?

Campos vai realizar nos próximos dias 22 e 23 de setembro, a 1 Conferência de Transparência e Controle Social. A Consocial tem o objetivo de criar mecanismos para promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

"Todos os municipios do País terão que disponibilizar suas informações para todos os cidadãos, Campos saiu na frente, pois já tem um portal da transparência, que precisa de aprimoramento e essa é a oportunidade que as pessoas tem de debater suas propostas, apresentar um projeto, mostrando o que elas entendem como importante para que a transparência seja plena. Na Conferência a proposta será discutida e se aprovada, será adotada", diz a professora Ana Lúcia Boynard, uma das organizadoras do evento.

"A participação do maior número de pessoas é muito importante, a cidade é de todos, os governates passam, mas o cidadão permanece no município, por isso nós precisamos da participação de todos", ressalta Ana Lúcia.

Para participar da 1ª Consocial é preciso se inscrever aqui no site da conferência e para ter sua proposta votada é preciso enviar através do mesmo site. A inscrição online estará disponível ate o dia 14.

Grande abraço,
Paulo Guilherme

Anônimo disse...

Seria interessante que a nossa prefeitura tivesse coragem de disponibilizar para todos o diário oficial do município no formato digital. Talvez seja mais interessante manter esse material naquela distância da prefeitura. Nossa câmara também podia divulgar a suas ações em favor dos cidadãos, se é que existem, como faz a de São João da Barra num site próprio.