quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mudança na coleta de lixo em SFI

Vinícius Berto
Da Redação do Blog


Após três anos atuando na coleta de lixo em São Francisco de Itabapoana, a Tales não é mais a responsável pelo serviço no município, a informação foi confirmada pelo gerente da empresa, Manoel Gomes do Nascimento, em entrevista à Rádio São Francisco. Manoel ligou para a Rádio após alguns ouvintes reclamarem da demora da coleta de lixo, na edição desta quinta-feira (9) do Jornal São Francisco é Notícia.

Após a entrevista do representante da Tales, o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Fauazi Ribeiro Cherene, explicou que nesta quarta-feira (08) foi realizada uma nova licitação. Ele confirmou o fim do contrato com a Tales e anunciou a empresa vencedora do certame licitatório, a Vital Engenharia. O novo contrato contemplará a coleta e o transporte do lixo doméstico até o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, novo destino do lixo produzido em São Francisco de Itabapoana, como adiantou aqui o Blog após reclamações de moradores de Alegria dos Anjos, local de um antigo lixão.

A assinatura do contrato será nesta sexta-feira (10), e, segundo o secretário, a nova empresa começa a recolher o lixo na segunda-feira (13). Enquanto isso, ele garantiu que o serviço continuará funcionando com seis caminhões da Prefeitura.

Preocupado com as questões sociais que envolvem as famílias que dependem da reciclagem do lixo, o blog cobrou um apoio do Poder Público. Fauazi disse que estuda implantar uma parceria com essas famílias com um projeto de coleta seletiva no município. Com isso, boa parte do lixo reciclável ficará gerando renda em São Francisco de Itabapoana. O blog pede a atenção da população, pois para isso funcionar, em um futuro próximo, teremos de estar habituados a separar em nossas casas o lixo seco (reciclável) do úmido (orgânico).

Pensando sempre no progresso, o Blog espera que o serviço da Vital seja melhor que o da Tales. Estamos de olho!

Um comentário:

Anônimo disse...

nsiOlá!
Eu gostaria de saber se o lixo já depositado em Alegria dos Anjos será removido para Conselheiro Josino...Embora saber que não mais receberá futuros despejos seja um alívio, "limpar" o MAL que foi feito é essencial!!!