Já se vão 24 dias após a fatídica madrugada do dia 14 de janeiro de 2012. Os náufragos saíram para pescar na madrugada de quinta (12-01), passaram o dia capturando iscas, já na sexta-feira (13) trabalharam o dia todo. Por volta das 2h30min da madrugada de sábado (14), enquanto normalmente apenas um pescador fica de vigia e os outros dormem, o mestre do barco Quequel pediu socorro pelo rádio, anunciando que a embarcação estava afundando. No início da noite de domingo (15-01) funcionários de uma plataforma de petróleo na Bacia de Campos, a 120 km da costa de Arraial do Cabo, Região dos Lagos Fluminense, encontram o Marimanda como na foto abaixo, com apenas o bico da proa para fora da água.
Quase um mês após o desaparecimento dos pescadores, muitos questionamentos ainda são feitos. O barco bateu em alguma rocha? Foi colido por algum navio? Já saiu para alto-mar com algum problema? Alguns desses questionamentos poderão ser respondidos após a marinha divulgar os primeiros desdobramentos do inquérito aberto pela Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, que investiga o naufrágio. Na inspeção que o Marimanda foi submetido, os mergulhadores fotografaram o barco, e, segundo o sócio proprietário do Marimanda, José Augusto Alves Reis, o laudo que pode apontar as possíveis causas do acidente deve sair em 60 dias. Após essa vistoria, a Marinha concluiu que não havia necessidade de manter o barco na superfície ou rebocá-lo para a costa, e o Marimanda foi ao fundo a uma profundidade estimada em 2500 metros.
Confira o e-mail enviado ao Blog com a foto acima:
Essa foto foi tirada oito dias antes de acontecer o naufrágio, que aconteceu dia 14 de janeiro. Um primo meu que tirou essa foto. Ele tava visitando Barra, gostou muito da paisagem daqui e resolveu tirar fotos do rio, do mangue e das outras belezas naturais que Barra tem. Depois que ele tirou as fotos me pediu pra gravar um cd. Peguei a câmera dele, passei as fotos para o computador e gravei o cd . As fotos ficaram salvas no computador. Passados alguns dias, meu irmão olhando as fotos, me chama e diz: olha aqui a foto do barco MARIMANDA! Eu fiquei surpreso. Fiquei imaginando a foto do barco naufragado e essa foto, onde esse mesmo tava ancorado aqui em Barra. Todos nós que moramos aqui em Barra , estamos ligados há essas famílias num sentimento de esperança. Eu sei que é difícil, mas para Deus nada é impossível .
Que Deus abençoe cada membro das cinco famílias !!!!! Um abraço para essa grande equipe !!
Que Deus os abençoe!!!
Manoel Mendes !!!!!
Fotos: Capitania dos Portos


Mergulhador faz vistoria no Marimanda, e ao fundo aparece o Navio Gurupá P46 da Marinha
Marimanda com apenas o bico da proa para fora da água |
Imagem mostra a data da foto do Marimanda ancorado no Rio Itabapoana, 06/01/12, oito dias antes do naufrágio |
Um comentário:
Obrigado por publicar meu e-mail !!!
Postar um comentário