quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prazo para agricultores familiares renegociarem dívidas com vantagens vai até 29 de fevereiro

Em 2011 foi aberta uma nova linha de crédito voltada para renegociação de dívidas para agricultores familiares devedores ou em dia com financiamentos do Pronaf e do Proger. O problema é que poucos agricultores de São Francisco de Itabapoana estão sabendo da possibilidade. E o prazo para acessar essa linha de crédito para renegociamento de dívidas se encerra no dia 29 de fevereiro de 2012. Os interessados devem procurar o Banco do Brasil.

Podem participar os pequenos agricultores com contratos de custeio fechados até a safra passada e de investimentos feitos até agora. O limite de crédito é de até R$ 30 mil com prazo de quitação de 10 anos e carência de 12 meses para o início do pagamento. Os juros serão de 2% ao ano e a taxa de adesão é de 3% do valor do empréstimo.

“Tudo foi pensado de forma a alcançar o maior número de produtores possível”, conta Francisco Albuquerque, coordenador do CMN, Conselho Monetário Nacional.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cerca de 250 mil pequenos agricultores devem aos bancos. “O objetivo é dar possibilidade para que todos os agricultores familiares que tiveram problemas de pagamento no passado, e que continuam tendo algum tipo de problema, possam retomar o crédito, recompor as dívidas, ficar adimplente e voltar a ter crédito”, explica Laudemir Muller, secretário de Agricultura Familiar.

Quem utilizar a linha de crédito vai ter acesso ao Seguro Agrícola e ao programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar.

Da Redação com informações do MDA

Nenhum comentário: