domingo, 12 de maio de 2013

Câmara de SJB cria comissão especial para acompanhar os problemas que vêm ocorrendo no Porto do Açu



A Câmara de São João da Barra aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (9), requerimento proposto pelo presidente da Casa, Aluizio Siqueira, que criou uma Comissão Especial para acompanhar os problemas sociais, econômicos e ambientais apresentados pelo Complexo Industrial do Superporto do Açu. O vereador Alex Sandro Matheus Firme vai presidir a comissão, que terá como membros, os edis: Eziel Pedro da Silva, Carlos Machado da Silva (Kaká), Ronaldo Gomes de Souza e Elísio da Silva Rodrigues.

– Fiz essa indicação porque estamos assistindo a uma situação preocupante nas obras do Porto, como a empresa Acciona que, em reunião ontem no campo do Goytacaz, mandou os funcionários aguardarem em casa e garantiu o pagamento de seus salários. Soube que a Armatek também está fazendo demissões, assim como a Icec, e que as obras do estaleiro estariam prejudicadas. Tudo isso vem causando muito transtorno e essa Casa não poderia ficar adormecida vendo as coisas acontecerem – justificou Aluízio.

Para o presidente da comissão, vereador Alex Firme, o trabalho será de muita importância. “A comissão vai visitar as empresas que prestam serviço ao Complexo Portuário e também ao estaleiro, e encaminhar ofício para que elas compareçam a esta Casa de Leis, que vai marcar uma audiência pública com a participação da sociedade e dos funcionários que foram demitidos, para prestar os devidos esclarecimentos”, informou Alex.

O vereador Kaká disse que “a OSX contratou 15 jovens aprendizes por um período de 24 meses, mas devido à interrupção nos trabalhos, demitiu esses jovens – coisa que por lei só é permitida em caso de falência ou morte do proprietário. Se a empresa demitiu, ela tem que pagar os 24 meses como está no contrato; só que, segundo informações, a OSX não está querendo cumprir o que reza no contrato. Os aprendizes não são culpados se Eike não convence mais nenhum investidor”, destacou Kaká, acrescentando que o contrato foi firmado até 2015.

A criação de Comissão Especial está prevista no Regimento Interno da Câmara e se destina à apreciação de estudos de problemas municipais e à tomada de posição do legislativo municipal em outros assuntos de reconhecida relevância, inclusive, participação em congressos.

Nenhum comentário: