domingo, 12 de maio de 2013

São João da Barra recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude


"Do Vaticano para São João da Barra", disse o Padre Gustavo Ribeiro, pároco do município, enfatizando que esse é um momento histórico para o povo sanjoanense.

No dia 13 de maio, São João da Barra viverá um momento histórico. Pela primeira vez recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que está em sua 38º edição, vindo do Vaticano e que chegaram ao Estado do Rio de Janeiro no dia 21 de abril, com a Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.

A 71 dias do evento principal, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegarão à entrada da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhados do Padre Gustavo e do Prefeito José Amaro de Souza (Neco), que passarão os símbolos para o grupo Jovem Resgate da Paróquia e Grupo Jovem Amigos do Senhor da Igreja Santo Amaro. Neste momento todos os jovens estarão aguardando para seguir em caminhada pelas ruas da cidade até a igreja São João Batista. O trajeto seguirá pela Rua dos Passos passando pela igreja São Pedro, percorrendo a Rua Coronel Cintra, passando pela igreja da Boa Morte, seguindo pela Rua João Francisco de Almeida e Joaquim Thomaz de Aquino Filho. As igrejas terão na sua área externa bandeiras das irmandades, como forma de acolhimento à Cruz e a Imagem.

                                                             Jovens se organizam para o grande dia
 
Leonel Raposo Motta integrante do Grupo Jovem Resgate, conta que o grupo teve inicio há sete anos com aproximadamente 15 jovens realizando reuniões aos sábados. O objetivo era resgatar os jovens levando-os a conhecer a palavra de Deus, através de palestras, dinâmicas, retiros espirituais duas vezes ,ao ano com nome Metanóia (mudança na mente do jovem). Leonel conta que entrou para o grupo há dois anos e a partir daí sua vida mudou para melhor, pois hoje tem novos amigos e um incentivo a mais, praticando os Dogmas da igreja, e diz estar muito feliz.

“Para nós é uma honra receber estes símbolos no município, visto que incentiva os jovens a participarem mais da igreja, dos eventos católicos e deles estarem saindo do lugar onde Deus não escolheu para eles, e gostaria que todos viessem participar das reuniões do grupo Jovem Resgate“, comentou.

O coordenador do Grupo Jovem Amigos do Senhor da localidade de Grussaí, Diego Nunes Abreu conta que o grupo se formou no dia 11 de abril de 2004, após o desejo da catequista Célia Maria em dar continuidade aos trabalhos de evangelização dos adolescentes e jovens. Atualmente, os Amigos do Senhor se reúne aos domingos, a partir das 16h30. Diego disse que o objetivo do grupo continua o mesmo do início: viver a palavra de Deus com muito louvor, oração, alegria e fé.

Ele conta  que a coordenação está preparando projetos como encontros, encenações bíblicas e coreografia “a céu aberto”, nas praias e praças do bairro. Outros projetos futuros são trabalhos de prevenção às drogas e à prostituição infantil.

 “É muito importante poder receber esses símbolos na nossa cidade. A Cruz, por exemplo, passou pela mão de jovens do mundo inteiro. Tocá-la é um ato de fé e humildade. E será importante para que outros jovens conheçam os nossos trabalhos dentro da igreja, e vejam que somos santos modernos e jovens normais, mas que amamos o que fazemos que é servir a Deus”.

O presidente da AJOVENS João Filiphe Amaral, conta que já fez parte do Grupo Jovem Resgate, e na época representando o município participou do “Encontro do Papa com a Juventude”, em 2007 no Pacaembu. Para ele foi um momento único e muito proveitoso.

Gil Miranda,  do Grupo Sonho Amor e Fantasia, também falou da importância de estarem participando deste evento que para ele marca uma época na história de São João da Barra. “Somos um grupo cultural no município e estar acolhendo os símbolos é uma forma de termos representantes da cultura no evento. Além disso, somos todos religiosos independentes da crença ou Deus de cada um”, finalizou contando que o Grupo vai dançar a música “Manda teus Anjos” da banda Anjos de Resgate.

                                                                               A Jornada:

No ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Neste mesmo ano o Papa João Paulo II anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Um ano antes ele celebrou na Praça São Pedro, o Encontro Internacional da Juventude entregando aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.

Após 10 anos, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.


O evento “Bote Fé São João da Barra”, é uma realização da Diocese de Campos, da Paróquia São João Batista e tem o apoio da Prefeitura de São João da Barra.

Crédito das fotos: Paróquia São João Batista


Nenhum comentário: