Superintendente do DER apresentou oficialmente o projeto da nova ponte |
A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana promoveu na noite desta segunda-feira (13) a audiência pública que tratou das obras da Ponte João Figueiredo, que irá ligar São Francisco a São João da Barra. Estiveram presentes o engenheiro superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) na Região, Ivan do Amaral, o economista Ranulfo Vidigal, vereadores, representantes de associações de moradores, empresários, secretários municipais e o público em geral.
O evento começou com a apresentação feita pelo
representante do DER do projeto da nova ponte, que será construída entre São
João da Barra, próximo ao trevo de acesso ao Porto do Açu, na BR-356, e o
limite entre Campos e São Francisco de Itabapoana, na RJ-194, próximo a localidade
de Campo Novo. Mostrando os mapas, o engenheiro justificou a necessidade de
realizar uma nova obra, visto que para aproveitar os antigos pilares as
despesas seriam maiores. “Para se ter uma ideia, seria necessário construir um viaduto
de acesso à cabeceira da antiga ponte, já que o local alaga muito na cheia do
Rio Paraíba. Com isso a ponte teria, somada ao viaduto, uma extensão de cinco quilômetros. Uma obra mais cara e que resultaria em mais problemas para o
licenciamento ambiental”, disse Ivan do Amaral. A nova ponte terá 1.344 metros
de extensão, largura de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e
uma área para pedestres e bicicletas.
Sobre a retomada do processo licitatório, o engenheiro
disse que depende do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O
órgão pediu vistas ao processo e ainda não o devolveu ao DER. A concorrência pública,
antes marcada para dia 25 de março, foi adiada sem uma data definida, o que
pode atrasar o início da obra. “Estamos aguardando o Tribunal de Contas
devolver o processo. Havia uma expectativa para isso acontecer essa semana.
Agora vamos ter de marcar uma nova visita técnica ao local”, disse o
representante do DER.
A reportagem do Blog falou com a Assessoria de Comunicação
do TCE-RJ, que pediu mais tempo para informar os detalhes, mas adiantou que a licitação
da ponte está em análise, e que o processo pode ir a plenário ainda esta
semana. O Blog voltará a falar sobre a licitação, pois aguarda uma resposta da
Assessoria do TCE-RJ sobre quais foram os questionamentos do Tribunal de Contas
a cerca da licitação e se já há uma data prevista para o processo licitatório
retornar ao DER-RJ.
Ivan do Amaral também falou sobre as estradas de acesso à
ponte. Segundo ele, o DER irá pavimentar a RJ-194 desde a Usina São João,
passando pela cabeceira da Ponte, em território campista. Quando entra em
território sanfranciscano, apesar de a estrada ser a mesma, porém a
nomenclatura muda para RJ-196, passando pela localidade de Campo Novo em
direção a Gargaú. Porém antes de chegar a Gargaú haverá um trevo, em uma
localidade conhecida como “Cova da Onça”. Nesse ponto a estrada tomará um novo
rumo, seguindo pela antiga estrada da linha, margeando o Canal do Engenheiro,
saído ao lado do DPO de Santa Clara. A partir daí não há uma definição de onde
passará a nova rodovia. Mas a hipótese mais provável é que a estrada siga
margeando o Canal do Engenheiro até a localidade do Sossego.
Outra ponte – O engenheiro do DER confirmou que haverá a necessidade
de construção de uma outra ponte sobre o Canal do Engenheiro. “O nosso
entendimento é que essa nova ponte fique localizada próximo a curva da antiga pinguela de Sossego. Porém isso vai
depender do estudo de impacto ambiental”, disse.
Convidado a participar da Audiência Pública, o economista
Ranulfo Vidigal falou sobre a Rodovia Translitorânea. O ex-prefeito de São João
da Barra conhece o projeto, já que em sua dissertação de mestrado analisou os
impactos econômicos que a obra trará para a Região, de Macaé até o Sul do
Espírito Santo. Ligará o Pólo de Petróleo e Gás em Macaé, passando pelo
complexo Farol-Barra do Furado, Superporto do Açu, e entrando em São Francisco
de Itabapoana pela Ponte que irá ligar SJB a SFI. A rodovia terminará na região
do Futuro Porto de Presidente Kennedy. A obra é uma parceria público privada
(PPP), prevista para começar em 2014, e a previsão é que circulem por ela 60
mil veículos por ano.
Ranulfo Vidigal falou sobre a Translitorânea |
“Muitos moradores de São Francisco saíram de sua terra em
busca de emprego em Macaé e Rio das Ostras. E agora com a ponte e com esse
ciclo expansivo em Barra do Furado, no Açu e em Presidente Kennedy, São
Francisco pode se tornar um importante aliado na oferta de mão de obra, turismo
qualificado e principalmente numa maior circulação de renda na cidade”, disse. Na opinião do economista, para acompanhar o desenvolvimento,
São Francisco tem de buscar entendimento com o Governo do Estado para criar um
núcleo industrial, pois “a indústria que é o setor que mais emprega com renda
mais alta”.
Um comentário:
Ufa! Até que enfim alguém de notoriedade disse que SFI nao progrediu nao últimos anos, pior, regrediu!
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