sábado, 23 de maio de 2015

Assoreamento da foz do Rio Itabapoana dificulta travessia de barcos de pesca do Rio Itabapoana para o Oceano Atlântico

Barcos de pesca ancorados na beira mar em Barra do Itabapoana sem condições de 
entrarem na boca de barra.
 Fotos: Wagner Fraga.
  
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de São Francisco de Itabapoana está buscando junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a execução de obras de recuperação e desassoreamento da foz do Rio Itabapoana, que banha a localidade de Barra do Itabapoana no litoral de São Francisco de Itabapoana.

Diversos pescadores da comunidade estão enfrentando dificuldades para chegarem ao Oceano Atlântico, ao atravessarem a foz do Rio Itabapoana, que está bastante assoreado. Segundo uma moradora, esposa de pescador, em entrevista à Rádio São Francisco FM, o problema já perdura por cerca de três meses. “Barcos de maior porte não conseguem navegar na foz do Rio. A situação é crítica para as familiares de pescadores”, disse.

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do secretário municipal de Pesca de Campos, Carlos Henrique, do secretário municipal de Agricultura de SFI, Edmar Henriques, dos vereadores Caboclo e Raliston do Legislativo sanfranciscano e de pescadores, visitou o local onde está ocorrendo o assoreamento, conhecido como canal da “Boca da Barra”.

O prefeito explicou que neste canal saem para o mar cerca de setenta embarcações pesqueiras, com média de cinco tripulantes, atendendo cerca de trezentas e cinquenta famílias de Barra do Itabapoana.


“A pesca é uma das principais fontes de renda do município, sobretudo para os moradores de Barra do Itabapoana.  Por isso, já acionamos o INEA para tentar solucionar o problema ”, ressaltou o prefeito. (Da redação com informações da ASCOM SFI.)

Nenhum comentário: