Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conselho volta a debater Segurança Pública em concorrida reunião em SFI

Encontro foi no salão da Igreja Batista Betel Renovação Espiritual do Bairro de Coréia. 




Deslocamento de viaturas policiais de São Francisco de Itabapoana para abastecimento no 8º BPM  em Campos do Goytacazes, criação de mais canais de comunicação da população com a PM, alto índice de acidentes envolvendo motos no município, efetivo policial e problemas de comunicação pelo telefone 190 da população com a PM foram alguns dos assuntos debatidos durante mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana, realizada nesta terça-feira, 19, no salão da Igreja Batista Betel Renovação Espiritual da localidade de Coréia, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

O presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo abriu os trabalhos franqueando a palavra para as autoridades que fizeram parte da mesa principal da reunião, dentre elas o vice-prefeito Amaro Barros, o presidente do Legislativo, vereador Renato de Buena e dos vereadores presentes à reunião: Marcelo Garcia, Patrícia Cherene, Alexandre Barrão e José Cherene. 

Também falaram na abertura dos trabalhos o presidente da Emtransfi - Empresa Municipal de Transito - coronel reformado Amilton Barreto; o vice-presidente do Conselho, Efraim Luiz,  o comandante do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, tenente coronel Marcelo Freiman, o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de SFI, Tenente Carmo e a delegada titular da 147ª Delegacia Legal de SFI, Ivana Morgado.

A coordenadora do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Estado do Rio de Janeiro, Major PM Cláudia Moraes enalteceu a atuação do Conselho Comunitário de Segurança de São Francisco de Itabapoana.

“No mapa visível da segurança do Estado, o Conselho de Segurança de SFI é exemplo de boa prática e referência em todas as reuniões pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro em que participo”, ressaltou.

Com relação ao abastecimento das viaturas policias em Campos, a Major Cláudia disse que é um problema que tem que ser resolvido. “As viaturas deveriam abastecer no município. O deslocamento para Campos além de desguarnecer a 3ª Cia da Policia Militar do município, causa desperdício de combustíveis com os quilômetros rodados dessas viaturas que rodam em média cerca de 80 quilômetros ida e volta da sede do município à cidade de Campos para abastecimento. É um contrassenso. É importante que este item não deixe de ser registrado em Ata desta reunião”, disse.

A major concordou também, com o Blog do Paulo Noel que sugeriu a criação de outros canais de comunicação da população com a PM com a evolução das tecnologias de informática através da internet, com a criação das redes sociais, como Facebook e WhatsApp.

“Concordo que a polícia precisa contar que estes aplicativos como novos aliados de canais de comunicação abertos para a população se comunicar com a PM”, diz.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara (Amprasc) Jorge Ponto de Prosa, criticou a inoperância do telefone 190 fora no Centro da cidade. 

“No domingo, precisei falar com a PM sobre um acidente envolvendo moto e um próprio carro da guarnição militar em Santa Clara e não consegui. Depois lembrei que tinha o telefone da Major Débora que enviou reforços para a Praia de Santa Clara, tendo em vista a revolta da população com acidente envolvendo a viatura da PM com uma moto que feriu dois irmãos”, disse.

Para o presidente do Conselho de Segurança de SFI, Romário Bernardo a participação dos poderes Executivo e Legislativo é de extrema importância para o bom funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança e que esta parceria amplia a credibilidade dos Conselhos.

“A sociedade, as forças policiais e os poderes Executivo e Legislativo, através das reuniões do Conselho, têm a oportunidade de discutirem com as autoridades policias os problemas das comunidades”, disse Romário.

Participaram da reunião, ainda,  representantes de várias Associações de Moradores do município, de ONGS e do Conselho Tutelar. Após a reunião, os participantes foram recebidos com almoço na Pousada do Sítio Dujuca em Guaxindiba. Veja aqui, mais imagens da reunião.
 

Nenhum comentário: