quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bispo Dom Roberto: “Sacerdócio é ideal de generosidade e grandiosidade”

"Não existe igreja sem sacerdotes", diz bispo durante missa em homenagens aos padres Lucas Mendes e Luciano Gomes em SFI. 


Coube ao bispo da diocese de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Ferreria celebrar missa que comemorou o aniversário de sacerdócio de dois padres da paróquia de São Francisco de Paula na noite desta quarta-feira, 20 de maio, na igreja matriz de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana. Foram alvos de homenagens, padre Lucas Mendes que completou cinco anos de sacerdócio e padre Luciano Gomes que completou 15 anos.

Dom Roberto Ferreiria em entrevista ao Blog do Paulo Noel disse que é gratificante para um Bispo poder participar destes momentos. “É gratificante ver, através da homenagem a um sacerdote completo, o que assistimos aqui hoje”, diz. 

Segundo Dom Roberto Ferreria celebrações como estas despertam no "povo de Deus" o valor do significado do sacerdócio.

“É um momento de despertar o amor ao sacerdócio porque não existe igreja sem padres. Por isso, vejo nestas homenagens um apelo da igreja católica para reforçar o trabalho a nossa pastoral vocacional”, diz.

O bispo concluiu enfatizando que "sacerdócio é ideal de generosidade e grandiosidade".

O padre Lucas Mendes destacou em sua fala  uma frase que resume o que é ser vigário: “Nós somos os dotes sagrados para vocês”.

Em seguida, agradeceu a todos que foram prestigiar a missa. Segundo padre Lucas, o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreria, foi seu professor e hoje, por destino da vida, seu pastor.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais que me ensinaram a fé católica, aos meus avós que já se encontram na eternidade e que Deus seja louvado por tudo. Peço que todos rezem por nós. Rezem por mim e pelo padre Luciano. Agradeço ao Executivo, em nome do prefeito, ao Legislativo através dos vereadores que estão aqui, a imprensa e a rádio. 
 
Após a celebração da missa, aconteceram várias homenagens e entrega de presentes aos dois vigários. 

Antes, porém, uma das integrantes do ministério da eucaristia falou em nome de todos que trabalham nas diversas pastorais da igreja e da paróquia.


“Sacerdócio é vocação. É atendimento ao chamado de Deus, é renúncia; é abrir mão de muitas coisas essenciais da vida como família e conforto. É um verdadeiro despojar-se de si mesmo. Este é um dia abençoado”. Após a missa os dois párocos receberam os cumprimentos no salão paroquial onde foi servido um jantar. 









Nenhum comentário: