segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Boi Pernambuco atração em Gargaú


.
O Carnaval da localidade de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana é marcado pela tradição dos bois. No domingo (14), o Boi Pernambuco arrastou mais de dez mil seguidores até a praça dos quiosques. Antes do desfile pelas ruas, os foliões participaram de um churrasco comunitário regado a cerveja e “Catiropau”, uma bebida tradicional que tem como ingredientes: canela, Fanta laranja, cachaça e limão. Na ocasião, foram distribuídas camisas com o nome do bloco. O bloco foi fundado por Filinho Romão há mais de 70 anos atrás. Naquela época o boi era acompanhado de viola, pandeiro e repentistas, que declamavam seus versos durante o percurso. Atualmente segundo o ex-presidente do boi, Salvador Sérgio Pereira Manhães, o Badô, muita coisa mudou. “Para não deixarmos morrer a tradição os mais antigos ainda recitam versos, só que agora antes do bloco sair. Agora tem trio elétrico para acompanhar o boi. Gravamos até CD com samba enredo”, salienta Badô. Na opinião do atual presidente do Boi, Amaro Vancredo, apesar de algumas mudanças a essência do Boi Pernambuco foi mantida. “Nosso boi é o mais popular e antigo de Gargaú. É o único gratuito. Aqui nossos foliões comem, bebem e ganham camisas, nos outros tudo é pago”, afirmou Vancredo. (Ascom - SFI)

7 comentários:

Pedro Rangel disse...

Paulo Noel, você se equivocou com as fotos sobre o Boi Pernambuco. Estas fotos não são de Gargaú, muito menos do Boi Pernambuco. Desfilamos no domingo sem trio elétrico, sem microfone e sem som. O trio elétrico que foi para gargaú, patrocinado por um deputado, teve que ser empurrado pelos folíões no sábado, no desfile do Boi Canário. Mas nem por isso deixamos de desfilar, foi no gogó mesmo, junto com a bateria, arrastando milhares de fanáticos foliões e turistas. Tudo pelas ruas escuras de Gargaú. Gostaria que o nosso município fosse destaque em seu blog como é São João da Barra. Parece que a sua Rádio fica em SJB. Peço que corrija esta notícia equivocada.

PN disse...

Caro internauta Pedro. Vamos por parte a resposta a vc. Primeiro a matéria é de responsabilidade da Ascom SFI. Segundo, é que o Blog não é a Rádio. A Rádio São Francisco é em São Francisco. Já o Blog atinge o mundo. Então o Blog não tem por finalidade só noticiar fatos de São Francisco. A internet é um mundo sem fronteiras. Estamos na rede mundial de computadores. Obseve a frase " o seu canal de notícias na internet". Agradeço o acesso. Paulo Noel.

Anônimo disse...

A foto da avenida lotada é em Santa Clara!!!

Anônimo disse...

Concordo! essa 1ª foto é de Santa Clara Proximo a Drogaria do Rogenaldo...

Anônimo disse...

Que fotos sao essaaaaaaaaaaaaaas
Que mentirada!
Jamais esse boi arrastaria esse povão todo
esse boi n condições p isso e nem Gargú comporta tamaha multidao
Essa bateria eh do bloco do Prefeito
O Bloco folia

Aiiii meu Deus
Não acredito nisso, esse boi ta fazendo isso p ter alguma midia mesmo
Coitadosssss

Anônimo disse...

Esse bloco aiii, nem bateria tinha direito
Falaaaa serioooo
mt menos esse povao

Roberval Silva disse...

Independente do equívoco das fotos e do exagero no número de seguidores, este boi é sim o mais tradicional e atraiu e atrai mais gente do que o outro boi (e rivalidades deste tipo não levam à nada!). Tanto um boi quanto o outro carecem de melhores estruturas e de mais apoio do poder público! Gargaú nunca viveu uma fase de tanto abandono: parece que combinaram para esvaziar totalmente nossa comunidade....pessoas sem visão social e de coletividade, sem interesse pelas necessidades de nosso povo estão levando Gargaú a ficar cada vez mais atrasado.
Lamentável