quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O verdadeiro carnaval de Gargaú



Recebemos e-mail de Scarlet Nahua scarletnahua@hotmail.com contestando o Blog do Paulo Noel.
.

De acordo com a reportagem publicada, na página deste Blog, Segunda Feira, 15 de Fevereiro de 2010. Em que os senhores publicaram uma reportagem sobre o Carnaval de São Francisco de Itabapoana. Gostaríamos de ressaltar que a fonte que forneceu a matéria sobre o assunto, faltou com a verdade e propositadamente omitiu outros assuntos relevantes que só veio a denegrir o carnaval de Gargaú. Abaixo enumeramos alguns tópicos que não foram mencionados na matéria publicada: Abertura do Carnaval no Sábado: Com a participação do Bloco de Boi Pintadinho BOI CANÁRIO, onde concentrou mais de mil pessoas onde aconteceu um show de pagode no palco instalado na rua. Distribuição de Bebidas e churrascos. O BOI CANÁRIO existe há 15 anos e sempre se apresentou um boi que poderia inclusive participar de qualquer competição carnavalesca na cidade de Campos principalmente. Nenhum boi de Gargaú arrastaria 10 mil seguidores, mesmo porque a população local e flutuante chegaria ao máximo há umas 5 a 8 mil pessoas. Nenhum bloco de Gargaú pode-se dar ao luxo de fornecer aos foliões tudo de graça, pois custa muito caro colocar na rua uma agremiação carnavalesca do porte do BOI CANÁRIO. A subvenção oferecida pela prefeitura jamais cobriria os custos do nosso bloco. Todas as agremiações de Gargaú, inclusive o Boi Pernambuco para desfilar nos solicitam os instrumentos da bateria que, em tantos anos de existência nunca possuíram. Nunca fizeram um boi com pano de veludo, sempre usaram pano de saco. O BOI CANÁRIO inclusive foi solicitado pelo prefeito Beto Azevedo a se apresentar na abertura de carnaval da cidade de São Francisco do Itabapoana onde recebemos vários elogios sobre a beleza do boi. O BOI CANÁRIO posteriormente foi solicitado também a desfilar em Presidente Kenedy-ES. Fomos convidados para a Batalha de Confetes em Campos dos Goytacazes e vamos ser homenageados na avenida pelo Boi Zulu no Carnaval de Campos em Abril. Pelo exposto deixamos esclarecido a força e a beleza do BOI CANÁRIO. Para finalizar, esclarecemos aos senhores relatores deste brilhante jornal, que a concentração foi alvo de reportagem no local da concentração pela INTER TV e também em rádios. Gostaríamos também de comunicar que o carnaval de Gargaú não se resume apenas no Boi Pernambuco. Existem outras agremiações belíssimas como: Bloco Unidos de Gargaú, bloco de Boi 51, Bloco de Boi Cachaça e Bloco das Piranhas. Seria de bom aviltre os senhores responsáveis pelo jornal O DIÁRIO mandarem para Gargaú uma equipe de reportagem para fazer in loco todos os eventos carnavalescos. A Prefeitura não deu cobertura aos Blocos. Ficamos aguadando o trio e o mesmo não veio. O que compareceu foi um trio elétrico cedido pelo Deputado João Peixoto que não funcionou, veio quebrado. Impossibilitando o seu uso devido.
Att.:
Charlles Wescley, Wagner Rizzi e Luizão
Diretoria do BOI CANÁRIO

9 comentários:

Anônimo disse...

QUE SAUDADE DO BOI DOURADO!!!!
POR ONDE ANDA O PRESIDENTE DO BLOCO BOI DOURADO?

Anônimo disse...

Esse eh o Boi Canário!
Maravilhosooo
Mt bom, td de qualidade
Me diverti mt
quanta organização!!!!!
quanta alegria

Eh disso que o povo gosta

Melhor Bloco de Gargaú

Gentee publiquem mais sobre este boi
eh perfeito
A estrutura de qulidade



Merece os merecimntos

Anônimo disse...

Sei onde encontrar o ex presidente do bloco boi dourado, pois isso não mudaria nada.Sabemos que o nosso Prefeito Beto Azevedo ou seja "Beto da Saude" ridiculo...
Pois ele não esta nem ai para nada ou seja saude, povo, quanto mais carnaval em Gargau.
Agora uma pergunta para Paulo Noel . Até quando você vai defender o mandato do seu Prefeito,Beto?

Paulo Noel disse...

Amigo anônimo você está totalmente equivocado. A finalidade do Blog é o debate democrático. Não existe essa de defender "A" ou "B". Utilize este espaço com mais inteligência. Pelo visto você deve ser mais um desses "pau-mandados" que permanece no escuro atirando pedras em arvore que da fruto. Saia da toca. Mas mesmo assim vou lhe responder: o prefeito Beto não é prefeito de Paulo Noel mais sim de todos os sanfranciscanos. E espero que ele faça um bom governo, caso contrário do mesmo jeito que entrou o povo pode tirar. Agradeço sua participação. Você contribuiu embora anonimamente para o Blog alcançar a marca de 600 mil acessos brevemente. Espero que no seu próximo comentário venha a sua identificação. Att. Paulo Noel.

Paulo de Tarso - Gargaú disse...

Matéria também montada por quem tem interesse direto: Este boi só melhorou nos últimos dois anos (este ano voltou a ser um fracasso) depois que o pessoal do Ururau da Lapa (família do falecido Waldo Pessanha)passou a ajudá-los. Atém então era horrível, além do péssimo ambiente que possuía com beberrões e tudo mais...Além disto ele parece possuir um baita dum pé-frio, pois diversas vezes houve briga com seus componentes e em outras ocasiões se encerrava bem antes por problemas técnicos...Este ano foi mais um repeteco daquilo que já ocorreu em diversos outros carnavais: ele andou menos de 800 metros e o caminhão de som (velhíssimo) quebrou, uma briga com pessoa da comunidade sendo cortada por garrafa de cerveja e mais a chegada da polícia cobrando autorização prévia (que não houve) fez com que todos os foliões voltassem cabisbaixo e decepcionados para seus lares...
Quanto ao boi dourado: este sim tinha qualidade, grandeza, organização e muita animação!
Mas agora é passado e com este governo que aí está instalado fica difícil o retorno de tão belo espetáculo, até porque a idéia parece ser esvaziar Gargaú, que tinha inegavelmente o melhor carnaval do antigo sertão sanjoanense!!
AAcorda Prefeito! Acorda Secretários!!!

BEATRIZ VIEIRA disse...

PAULO DE TARSO,
EU CONCORDO COM VC EM RELAÇAO AO BOI DOURADO...PASSADO? PELO QUE SEI,O PRESIDENTE DO BOI DOURADO ESTA EM GARGAU...CONTINUO A DEFENDER A IDEIA DA ASSOCIAÇAO DE BLOCOS ...E ACHO QUE O SR. GIAN TEM A EXPERIENCIA NECESSARIA. PORQUE NAO CONVOCA-LO PARA UMA COMISSSAO DE CARNAVAL? QUEM FAZ UM DOCUMENTARIO SOBRE A CIDADE DE GARGAU DO PORTE QUE ELE FEZ E COLOCAVA NA RUA UM BLOCO COMO O BOI DOURADO, TEM SEM DUVIDA MUITO AMOR PELO LUGAR...E É DISSO QUE GARGAU PRECISA...GENTE SEM INTERESSE POLITICO ( ME PARECE QUE O SR. GIAN NEM VOTA NO BRASIL , ACHO QUE É ITALIANO)
ABRAÇOS

BEATRIZ VIEIRA

Paulo de Tarso - Gargaú disse...

BEATRIZ,
O QUE EU DISSE SOBRE O BOI DOURADO SER PASSADO É QUE NÃO HÁ MAIS PIQUE, DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS QUE ORGANIZAVAM AQUELE BLOCO EM RESSUSCITÁ-LO. PELO MENOS, NÃO DA FORMA COMO ERA: O GIAN PODE ATÉ AJUDAR NA CONSTRUÇÃO/CRIAÇÃO DE OUTRO BLOCO, MAS COM OUTRA ESTRUTURA E, LÓGICO, SEM CONTAR COM O PODER PÚBLICO ATUAL, QUE NÃO TEM VISÃO NEM INTERESSE EM FAZER NADA POR GARGAÚ...CONHEÇO O GIAN E A LÚCIA E JÁ SEI QUE ELE ANDA SENSÍVEL EM AJUDAR. O GIAN, ASSIM COMO EU (APESAR DE SER CIDADÃO SANFRANCISCANO) NÃO TEMOS INTERESSE POLÍTICO ALGUM. MINHAS CRÍTICAS AO GOVERNO VÊM DE MUITA DECEPÇÃO, POIS NÃO IMAGINAVA QUE GOVERNOS RUINS PUDESSEM SE SUCEDER NUMA ESCALA CADA VEZ MAIOR E QUEM AMA GARGAÚ TEM QUE SE INDIGNAR SIM!!!
Parabéns pelo seu interesse por Gargaú.

Unknown disse...

Na qualidade de antigo frequentador de Gargaú(há mais de 40 anos)), amigo de infância de Gian e Lucia, vizinhos em Gargaú e no Rio de Janeiro e ex vice-presidente do inesquecível Boi Dourado, e sempre unidos pelo mesmo ideal-o de engrandecer essa Cidade a começar por essa Festa tão esperada ao longo do ano, sinto-me à vontade para comentar esses desastrosos fatos que aconteceram nesse último Carnaval.
Em primeiro lugar, conheço todos os Presidentes e Diretores dos Bois de Gargaú e, posso afirmar que, não existe essa acirrada concorrência, muito pelo contrário, sempre presenciei a ajuda que um Bloco dá ao outro, haja vista que desfilam em dias diferenciados.
O objetivo sempre foi fazer, tanto o gargauense como o veranista, brincar e se divertir.
O que ocasionou toda essa discussão foi a péssima atuação da Prefeitura no Carnaval de Gargaú, visto que, enquanto na Praia de Santa Clara havia um potente Trio Elétrico(soube até que havia um outro reserva), Gargaú foi agraciado com um "Caminhão Cacareco Velho de Trio Eletrico" que, no primeiro dia de Carnaval(sábado), quebrou não funcionando até o último dia,e que foi rebocado por um trator "emprestado" por um particular.
Quanto à reportagem exibida no Jornal Diário de Campos, concordo, em parte com a Scarlet, pois a repórter deveria ter procurado ouvir a opinião dos outros Bois para só então emitir um parecer final.
Quanto a volta do Boi Dourado, em conversas com o Gian, essa hipótese foi totalmente descartada, podendo sim atuarmos e ajudarmos no que for preciso para a grandeza do Carnaval de Gargaú. O interesse é até que surjam mais e mais Bois Pintadinhos, bem como a criação de novos blocos para movimentar essa Festa.
Quanto ao apoio da Prefeitura, cabe ressaltar que contamos com a presença tanto no Boi Canário quanto no Boi Pernambuco e no Bloco Unidos de Gargaú, dos Srs. Secretários Valdinei e Marcelo Garcia que puderam constatar "in loco" a discriminação em relação ao apoio diferenciado e precário que foi dado a Gargaú.
Aproveito também para comentar sobre a Banda contratada para animar o Carnaval, que simplesmente começou a tocar às 02:30 da madrugada, nos obrigando assim a ouvir músicas eletrônicas do estilo Funk em pleno Carnaval enquanto aguardavamos o início das músicas carnavalescas.
A abertura democrática do Blog do Sr. Paulo Noel me traz a esperança de que esses comentários sejam lidos por alguma autoridade Municipal que se empenhe verdadeiramente, para que o Carnaval de 2011 seja bem diferente desse, pois os foliões não ficaram nada satisfeitos com o que assitiram esse ano.
-Falta de luz, falta de água, falta de Trio Elétrico que culminaram com a falta de empenho Municipal e a declarada discriminação para com os carnavalescos de Gargaú.
Abraços aos amigos Hamilton, Charles e Amaro Vancredo.
ass. Paulinho RJ
paulobernardo2005@ig.com.br

Anônimo disse...

Paulo Tarso,se vc acha que o boi canáio e um baita de um frio,porq vc num vem p/ gargaú e faz um bloco melhor que o boi canário?e se o pessoal que participa do boi canário e beberrão ou não o problema não é seu,porq eles não pedem p/ vc pagar as contas deles e nem bebem com o seu dinheiro não!!! E briga acontece em qualquer lugar,não é só no boi canário não.Seja Honesto kkkk
O Boi Canário é o melhor Bloco de Gargaú,e uns dos melhores de são francisco do itabapoana..Ass:Maria Eduarda Andrade Barreto.Moradora de gargaú e que ama de coração o Boi Canário.♥