quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Arte em pneus é destaque na Festa de Barra o no Espaço Viva Cultura


Ainda sobre a Festa em Barra do Itabapoana o Blog conferiu uma exposição de arte em pneus, um trabalho desenvolvido pela artesã, e como não dizer artista, Laurita. Assim como os trabalhos em pneus desenvolvidos pelo artista plástico Perez Dová do Centro Cultural Tabernarte, que já desenvolve a técnica há alguns anos em São Francisco de Itabapoana, o trabalho de Laurita também encanta. Na mostra de Barra do Itabapoana foram apresentados vasos, porta revistas, tucanos e até mesmo brinquedos, com destaque para o “pulaneu”, um pula-pula feito com pneu, além do “cavalinho gangorra”.

Laurita conta que uma creche particular de Barra do Itabapoana encomendou os brinquedos.  Ela destaca a satisfação em desenvolver o trabalho. “Nessa nossa iniciativa, obtivemos satisfação pessoal, reconhecimento do trabalho, além da aprovação de várias pessoas sobre o descarte consciente dos pneus”, disse. Atualmente 38 pneus foram retirados das ruas e depósitos de Barra e se transformaram nas peças apresentadas durante a Festa.


Para Armando Castilho, incentivador de Laurita na confecção dos trabalhos, além de proporcionar um pequeno lucro, a iniciativa também ajuda no combate à dengue, já que os pneus expostos à chuva são grandes focos do mosquito transmissor da doença.

O prefeito visitou a exposição da
artesã Laurita e conheceu os
trabalhos feitos com pneus
Armando registrou o momento em que o prefeito Pedrinho Cherene, após a missa de São Sebastião, visitou a exposição. Segundo Armando, Pedrinho gostou das peças, e principalmente dos brinquedos feitos com pneus, chegando a testar o “pulaneu”.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Laurita pode visitar a exposição fixa dos produtos desenvolvidos pela artesã, no Cantinho da Lalá, na Avenida Tibúrcio Barreto, 59, em Barra do Itabapoana.

Técnica já vinha sendo trabalhada pelo Tabernarte

Como falamos no início desta postagem, outro artista plástico que também vem desenvolvendo arte em pneus no município de São Francisco de Itabapoana é o Perez Dová, criador do Centro Cultural Tabernarte. Inclusive o Centro Cultural Tabernarte está presente no Espaço Viva Cultura em Santa Clara, com uma mostra dos trabalhos, como se vê na imagem abaixo.

O Blog não poderia deixar de parabenizar a iniciativa da Laurita e do Perez. São projetos louváveis, e que podem se transformar em fonte de renda para muitas pessoas. Inclusive, numa ocasião, em conversa com o jornalista Vinícius Berto, Perez já havia manifestado o interesse em desenvolver oficinas, ensinando a arte em pneus. O Centro Cultural Tabernarte, além de uma referência em cultura no município, também se tornou um importante centro de aprendizagem de técnicas voltadas para a confecção de diversos trabalhos de arte.
Da redação do Blog

Produtos feitos com pneus por Perez Dová, expostos
no Espaço Viva Cultura em Santa Clara (Foto: Ascom-SFI)


Nenhum comentário: