quinta-feira, 23 de julho de 2009

Avanço do mar em Barra: prefeitura em busca de soluções para moradores do litoral

Foto: Alessandra Lemos. Ascom - prefeitura SFI

Representantes da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana estiveram na tarde desta quarta-feira, na localidade de Barra de Itabapona, acompanhados pelo agente operacional da Defesa Civil Municipal, Cabo Erick Eldo, pela assistente social Leisia Rossi Mattar, além do vereador Kademar Cordeiro. O objetivo da visita foi buscar soluções para amenizar a situação das famílias que possuem residências em área de risco, em decorrência do avanço do mar. A maré alta já provocou a derrubada de três casas e um estaleiro, e ameaça atingir outras residências.
O litoral do município de São Francisco termina no que antes era denominada Vila de São Sebastião de Itabapoana, hoje chamada Barra de Itabapoana e tem como vizinho o Estado do Espírito Santo. Banhada pelo mar e pelo Rio Itabapoana, possui um rico ecossistema com espécies de mangues brancos e vermelhos. “ Todo ecossistema de Barra foi bastante degradado ao longo dos anos por um descontrolado processo de urbanização. As ocupações irregulares que anteriormente ocorriam em áreas de preservação ambiental trouxeram danos irreversíveis à natureza”, destaca o Secretário de Meio Ambiente Lael Santos que completa: “ É necessário uma ação conjunta entre o governo municipal, estadual e federal, afim de zonear as áreas ocupadas e realocar as famílias que se encontram nessas áreas”.
O Secretário de Planejamento e Obras, Marcelo Garcia afirma que 29 casas serão construídas na localidade para a realocação das famílias em áreas de risco. “ Conseguimos através de financiamento do PAC a construção de casas para esta localidade” afirma.“ Com as famílias realocadas em outros lugares o ecossistema poderá se regenerar, além das passoas estarem em locais seguros e propícios para habitação”, ressalta o vereador Kademar Cordeiro, morador de Barra de Itabapoana. “ Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população de Barra de Itabapoana com intervenção em habitação e infra estrutura” afirmou o prefeito Beto Azevedo.

Um comentário:

Richard Barreto disse...

Paulo Noel gostaria de deixar meu comemtario sobre um assunto que eu e minha famila passamos, pois tinhamos uma casa na praia da Barra do Itabapoana, e me lembro muito bem quando meu pai comprou essa casa, a + ou - 20 anos atraz, a boca da Barra ficava muito distante da chegada na praia, com os anos essa distancia foi só diminuindo ao ponto de termos uma visita da marinha, na epoca, que vieram de helicoptero ao local e converçaram com os maradores a respeito do avanço da Boca da Barra, lembro que eles resaltaram que era um fenomeno da natureza e não só causado pelo homem, espero que o poder publico ache uma solução, pois para mim Barra e muito espacial pois parte das minhas ferias escolares passei la. Richard Barreto