quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Café Comunitário no 8ª Batalhão da Polícia Militar reúne mais de 60 entidades

.

.
O envolvimento cada vez mais cedo de adolescentes no mundo do tráfico, continua sendo uma das maiores preocupações das associações de moradores, de diversos bairros de Campos dos Goytacazes. O assunto foi abordado hoje, no Café Comunitário, oferecido pelo 8ª Batalhão da Polícia Militar, que reuniu o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes,e o vice, Ivanildo Cordeiro, além do capitão Benedito, da Guarda Municipal, Luiz Celso, da OAB, o tenente Altamir Barros dias, do 5ª Grupamento de Incêndio, do 56ª BI, Marco Antônio da Silva, o inspetor da 146ª Delegacia de Guarus, José Roberto Leite, Luiz Alberto Muniz, do presídio Feminino, Marcio Fidélis Pontes, da Casa de Custódia Dalton Crespo, e um grande número de presidentes de associações de moradores .

O sub-comandante do 8ª BPM, Antônio Carlos Sabino, que presidiu o encontro, anunciou a entrega de 40 novas viaturas nesta sexta-feira, às 9h, no Trianon, com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame e da prefeita Rosinha Garotinho. Sabino acredita que a chegada dessas novas viaturas vai melhorar o atendimento feito à população.

O vice-presidente do Conselho de Segurança Comunitário, Ivanildo Cordeiro, ressaltou o apoio das entidades de classes como ACIC, CDL, Rotary Club no sentindo de doar uma central de atendimento digital a Policia Militar. O presidente do Conselho Amaro Ribeiro Gomes informou que foi solicitado a PM que faça um levantamento dos equipamentos necessários para que seja doado. Amaro disse ainda, que todas essas reivindicações da comunidade serão apresentadas na próxima reunião do Conselho de Segurança Comunitária que vai acontecer no dia 30, no Rio de Janeiro, com o Secretário de Segurança José Beltrame

O sub-comandante Sabino destacou que o trabalho de combate a violência, no que se diz respeito ao uso de entorpecentes, homicídios e assaltos a residências, veículos e pedestres vem sendo desenvolvido com eficiência, dando como exemplo o número de apreensões de maconha feita este ano que já chega a quase 290kg, contra 165 kg feita no ano passado; cocaína já são 30kg contra 7kg, em 2008 e o número de apreensão de armas só este chegou a 380, 80 a mais que no ano anterior. Sem contar que o número de prisões vem aumentando, conforme dados apresentados pelos diretores das instituições prisionais que era de 700 e ao longo dos últimos três anos passou para cerca de 1.500 a população carcerária. Índice que também triplicou no presídio feminino.

Sabino disse ainda que é fundamental o papel da família no resgate desses jovens que estão entrando para o mundo do crime. “Nenhuma instituição irá ocupar o papel da família”, destacou. Ele entende que é função da Policia manter a Segurança Pública, mas para isto é preciso um trabalho em conjunto, como vem acontecendo através desses cafés comunitário.

O sub-comandante ressaltou que o reforço do policiamento realizado no bairro da Penha é fruto de várias conversas e denuncias do aumento da criminalidade no bairro, assim como vem sendo feitos em outros bairros. Sabino também abordou a questão da conscientização da população, principalmente em relação ao uso do 190.

Dados do setor de estatísticas da Policia Militar, apontam que 84% das ligações recebidas são trotes e 80% são pessoas em busca de outros serviços como saúde, esgoto e iluminação. No final doe vento foi definido que o próximo Café Comunitário acontece no dia 4 de novembro, às 9h.
ASCOM/ACIC

Nenhum comentário: