sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Programa "Nosso porto, nosso futuro" leva estudantes ao complexo portuário do Açú

Projeto visa a integração da comunidade com o porto.

Carla Machado fala aos estudantes.

No ônibus, com destino ao porto, a prefeita Carla Machado dá as primeiras informações sobre a importância do complexo portuário do Açu para São João da Barra e o Brasil.
.
Alunos do ensino médio da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza do Açu participaram (quarta-feira), 7, do lançamento do Programa São João da Barra - Nosso Porto, Nosso Futuro implantado com a finalidade de viabilizar o Projeto O Porto do Açu de Portas Abertas. Desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal / secretaria de Educação e Cultura e a LLX uma empresa do Grupo EBX, o programa tem objetivo de promover a integração da comunidade com o Porto do Açu. “A nossa intenção é mostrar a realidade do empreendimento, bem como as vantagens para melhoria da qualidade de vida da população”, comentou Romeu. Os alunos foram recepcionados no Centro de Visitantes da LLX, onde no auditório assistiram uma apresentação de vídeos institucionais do Porto do Açu e palestra informativa sobre detalhes do investimento que vai mudar a história econômica do município, conheceram por meio da maquete como a obra do Porto ficará depois de concluída, participaram de um lanche e em seguida visitaram o canteiro de obra do complexo portuário. A estudante Graciéti dos Santos que mora no Açu há oito anos ficou impressionada com o tamanho da obra. Segundo ela o momento de maior emoção foi quando o ônibus que conduzia os estudantes subiu a ponte e adentrou o mar. “Parece um sonho que se tornou realidade. A obra é muito mais do que estávamos imaginando”, declarou Graciéti que tirou várias fotos para guardar de recordação.
As visitas à obra do Porto do Açu acompanhadas e guiadas por monitores capacitados que explicaram detalhes do empreendimento. “Nesse primeiro momento as visitas serão direcionadas para alunos, funcionários e monitores do Ensino Fundamental II, Ensino Técnico, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, Curso de Mandarim, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e universitários”, ressaltou a prefeita acrescentando que a visitação será estendida também para comerciantes/ empresários, agricultores, pescadores, setor turístico, agentes culturais, agentes religiosos, Apae, CMEE e comunidade em geral. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Graça Maria Vicente Viana, o critério de seleção é por sorteio. “Serão colocadas urnas nas escolas e os interessados preencherão os cupons para completar as 40 vagas por escola”, explicou a secretária que detalhou o calendário de visitação até dezembro. Visita do Ensino Médio: Dia 08 – C.E. João Coelho da Silva – Cazumbá – parte da tarde / dia 13 – C.E. Dr. Newton Alves – Atafona – tarde / dia 22 – C.E. Alberto Torres – Centro – tarde / dia 05 de novembro – C.E. Admardo Alves Torres – Grussaí – tarde, Colégio Cenecista São João Batista – Centro – tarde e Naces – Centro – tarde. Ensino Técnico: dia 12 de novembro – Dofec – Logística Portuária e Segurança do Trabalho – Centro – tarde, E. M. Elysio de Magalhães – Logística Portuária – Barcelos – tarde e Subprefeitura – Segurança do Trabalho – Sabonete – tarde. Ensino profissionalizante: dia 19 de novembro – CETEP/FAETEC – Centro – tarde. Curso de Mandarim: dia 26 de novembro manhã e tarde, E.M. Domingos Fernandes da Costa – Centro, E.M. Amália Soares de Almeida – Atafona, E.M. Amaro de Souza Paes – Grussaí, E.M. Elysio de Magalhães – Barcelos, E.M.José Alves Barreto – Mato Escuro e E.M. Chisanto Henrique de Souza. Universitários: dias 03, 10 e 17 de dezembro na parte da manhã e tarde e funcionários da rede municipal, estadual e particular nos dias 22 e 29 de dezembro – manhã e tarde. (Matéria correspondente de Fabrício Berto)

2 comentários:

Anônimo disse...

ESSA PREFEITA NÃO FAZ NADA NO MUNICIPIO,A NÃO SER COLOCAR O PORTO NA FRENTE DE TUDO,PREFEITA VAI TRABALHAR MAIS PELA SAÚDE DO MUNICIPIO E ESQUEÇA O PORTO QUE É UMA OBRA PRIVADA.qUER LEVANTAR SUA BANDEIRA EM NOME DO PORTO ENQUANTO QUE O MUNICIPIO ESTÁ SEM INFRA ESTRUTURA PARA RECEBER ESSES INVESTIMENTOS.

Anônimo disse...

são joão da barra está precisando de um governante que saiba administrar o municipio com responsabilidade,essa prefeita deveria cuidar do municipio melhor,pois nós que vivemos aqui é que sabemos com tudo está mau,saúde,meio ambiente,transporte,mais o porto é sempre bem vindo,mais não é obra da prefeitura.gostaria que a prefeita organizasse mais o municipio para a chegada do porto,que do jeito que tá não dar nem para receper porto de barco de pesca.