sábado, 14 de novembro de 2015

Terror em Paris: ataques terroristas simultâneos deixam mortos na capital francesa





PARIS - Paris se viu diante de um intenso ataque terrorista coordenado nesta sexta-feira, deixando pelo menos 129 pessoas mortas, além de um número ainda maior de feridos. Homens armados abriram fogo em vários pontos da capital francesa. Também ocorreram três explosões do lado de fora do Stade de France, onde a seleção de futebol do país jogava um amistoso contra a Alemanha. Três pessoas morreram no entorno do estádio, disse a polícia. Mais de cem reféns foram mortos dentro do teatro Bataclan durane um show. Cinco agressores foram neutralizados, segundo a procuradoria parisiense, mas outros estariam livres. A França abriu um alerta vermelho. Ao menos dois brasileiros ficaram feridos nos ataques, informou a embaixada. As autoridades francesas estão atualizando o número de mortos nos ataques terroristas, que deve aumentar.

Um ataque armado com fuzis Kalashnikov no 10º arrondissement de Paris deixou mortos e feridos, segundo a polícia da capital francesa. Pelo menos um homem com a arma automática teria invadido o loca. Estimativas davam conta de quatro a dez pessoas que morreram no restaurante Le Petit Cambodge.

A área do primeiro tiroteio é próxima à Praça da República, área muito movimentada de Paris. De acordo com testemunhas, os agressores fugiram após disparar mais de cem vezes, e pessoas estavam sendo retiradas às pressas do local — também perto do canal Saint Martin, área muito frequentada às sextas-feiras à noite.

Um jovem saiu de casa, a poucos passos da Rue de Charonne, e disse: "Eu saí para dar uma volta tarde nesta sexta-feira e vi o horror, os corpos sem vida na rua, e as pessoas jogando lençóis de suas janelas para cobrir os corpos... Isto é uma guerra na minha casa. Posso entrar em casa, e eu ainda estou bloqueado."

Um segundo tiroteio teria ocorrido logo depois perto do local, no boulevard Voltaire. Dois homens armados teriam entrado no bar Le Carillon e abriram fogo, de acordo com testemunhas. Um dos atiradores teria gritado "Allahu akbar" (Deus é grande) e "Isso é pela Síria", testemunhas disseram, indicando que eles poderiam ser radicais islâmicos.

A polícia relatou um terceiro tiroteio, com 15 mortos, e reféns no próprio Bataclan, segundo a France24. O episódio ocorreu no meio do show da banda Eagles of Death Metal, do vocalista do Queens of the Stone Age, Josh Homme. Ele não estava na turnê, no entanto.

Testemunhas disseram que pessoas entraram atirando a esmo no local, e funcionários da polícia falaram em cem reféns. Ao menos 30 foram libertados, e um refém pediu pelas redes sociais que a polícia invadisse o local, porque os jihadistas teriam prometido matar "um a um".

Por volta de 21h30m (de Brasília), explosões e tiros foram ouvidos na área. A polícia estaria iniciando uma operação de resgate dos reféns. Três terroristas foram mortos durante a operação, segundo a polícia, que declarou o cerco como terminado, e um policial se feriu. 

Um jovem que se identificou como Hervé disse ao "Telegraph" que havia cerca de mil pessoas no local, e que três jovens de pouco mais de 20 anos entraram atirando com kalashnikovs. Outras testemunhas falaram que o cenário era de carnificina.

"Foi um caos. Eu estava à direita no salão do Bataclan, uma canção de Eagles of Death Metal estava acabando quando ouvi barulhos como explosão de fogos de artifício. Vejo o cantor suspender a guitarra, me viro e vejo um cara armado com uma arma automática disparando para o ar. Todo mundo se deitou no chão. A partir daí, é o instinto que assume a cada explosão e tentamos rastejar o mais longe possível dos atiradores (não posso te dizer o número, tudo aconteceu muito rápido)", disse outra testemunha ao "Le Figaro".

A região fica perto do antigo escritório do semanário satírico "Charlie Hebdo", onde 12 pessoas foram mortas por terroristas islâmicos em janeiro. Os agressores foram ouvidos também atribuindo a culpa do ataque à ajuda francesa na intervenção militar ocidental em Iraque e Síria.

EXPLOSÕES

Após as três explosões dentro do estádio, em Saint-Denis, o presidente François Hollande foi retirado do local. Os acessos ao estádio foram fechados às pressas, mas o jogo prosseguiu. Ao fim do jogo, os alto-falantes pediram calma na saída dos presentes. Muitas pessoas ocuparam o gramado, com medo da situação — ficaram retidos.

A polícia falou que as três explosões foram atentados suicidas, e disse que ao menos cinco pessoas morreram no entorno do local. Durante a manhã, uma ameaça de bomba contra o hotel da seleção alemã forçou a retirada dos presentes no estabelecimento, mas não foram encontrados explosivos.

Um quarto tiroteio aconteceu ainda no principal shopping de Halles, depois dos demais ataques. O local é muito movimentado, e é tido como um dos principais estabelecimentos no coração da cidade.

ALERTA VERMELHO

Hollande já começou a tomar medidas de urgência com seus ministros para avaliar a situação. Ele foi diretamente ao Ministério do Interior para reunir seu gabinete de crise.. Em um anúncio em rede nacional, ele anunciou que as fronteiras foram fechadas e o país está mantendo alerta de vigilância máxima.

— Saberemos vencer mais uma vez o terrorismo — declarou o presidente.

Ao decretar alerta vermelho, o país mobilizou 1.500 soldados para a capital. Muitos deles retiveram pessoas perto do Stade de France e do Bataclan.

Nas últimas semanas, especialistas advertiram que ataques islâmicos sem precedentes estavam sendo orquestrados contra a França e que seria praticamente impossível desarticulá-los.

— A temperatura subiu. Hoje, o objetivo deles foi usar o tempo para que a mídia pudesse acompanhar o evento, transmitindo ao vivo para o máximo de publicidade — confidenciou, recentemente, um alto-funcionário da divisão contra o terrorismo. — Tememos que os ataques com Kalashnikov vão durar.

A American Airlines, maior companhia aérea do mundo, disse que adiou seus voos para Paris.

"O aeroporto Charles de Gaulle internacional está atualmente aberto, mas suspendemos os voos noturnos à espera de informações adicionais", disse um porta-voz da American Airlines.

A United Airlines disse que seus três voos programados para Paris a partir de Chicago, Newark e Washington estão previstos. A Delta Air Lines se recusou a comentar.

SOLIDARIEDADE

Após os ataques, vários líderes europeus se pronunciaram em solidariedade e expressando consternação.

"Estou chocado com os eventos esta noite em Paris. Nossos pensamentos e orações estão com os franceses. Iremos fazer o que for preciso para ajudar", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

— Uma vez mais vimos uma tentativa de aterrorizarcivis. Não é só mais um ataque contra a França, mas estamos preparados para dar qualquer ajuda necessária — disse o presidente Barack Obama. — Sairemos por cima do ódio de alguns.

"Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês", afirmou a presidente Dilma Rousseff pelo Twitter.

Fonte: Jornal O Globo
Fotos: G1

Nenhum comentário: