segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chuvas deixam pelo menos 350 desalojados em Nova Friburgo

Foto: site do jornal O Globo.

Rio de Janeiro – Pelo menos 350 pessoas estão desalojadas em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, por conta das chuvas que atingem a cidade há mais de 24 horas. Segundo o coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil do município, esse é o número de moradores que foram atendidos nos 90 pontos de apoio montados pela prefeitura para receber a população em casos de riscos de enchentes ou deslizamentos. Ele acredita que o total de atingidos possa ser ainda maior, já que outras pessoas podem ter deixado suas casas e buscado apoio em residências de parentes ou amigos.

De acordo com o coronel, a Defesa Civil permanece em estado de alerta. “A chuva aqui é constante e, em alguns pontos, tivemos acumulado um volume superior a 100 milímetros. Isso é preocupante porque hoje Nova Friburgo é um município muito vulnerável. A Defesa Civil está totalmente de prontidão”, afirmou.

O coronel Mori informou que foram acionadas sirenes de alerta para risco de inundações e desabamentos em 14 das 20 comunidades que contam com o serviço. Segundo ele, o bairro de Córrego Dantas é o que mais preocupa as autoridades no momento.

“A situação ali merece maior atenção porque, além do problema das encostas, tem também o risco de enchentes”, explicou. O rio que passa pelo local transbordou na madrugada de hoje (2).

Ele acrescentou que 24 técnicos, dois caminhões e seis automóveis com tração nas quatro rodas da Defesa Civil estadual foram deslocados para reforçar os trabalhos no município.

Há um ano, mais de 900 pessoas morreram vítimas das enxurradas que atingiram a região serrana fluminense. (Com informações da Ag. Br)

Nenhum comentário: