quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gargaú sente os efeitos das cheias

Fotos: Vinícius Berto - Clique nas imagens para ampliá-las

Foto1- Rua Josefino Menezes; Foto 2- Rua dos fundos da Igreja de São Pedro e Foto 3- Rua Capitão Almeida (Rua da C.E. Ercília Muylaert de Menezes)


Rua Maximiliano Andrade; Campo de Futebol em frente ao Gargaú Praia Clube; Escola Municipal de Gargaú (Local para receber desabrigados)


Com água quase na cintura, Guardas Municipais ajudam a retirar móveis das residências de Julice dos Santos e Aline de Oliveira, moradoras na Estrada da Muritiba, em Gargaú
A Estrada da Muritiba está inundada.


As últimas quatro fotos são do Bairro Buraco Fundo

Na madrugada desta quinta-feira (05) a Praia de Gargaú começou a sentir os efeitos das cheias. Além de ser banhada pelo Rio Paraíba do Sul, a comunidade é cercada por manguezais, lagoas e braços do rio, e por isso apresenta vários pontos de alagamento. Um dos pontos mais críticos é na Estrada da Muritiba, onde a água subiu cerca de um metro do nível do solo em cinco casas. Já na vila dos pescadores do Buraco Fundo, o Canal de Gargaú não transbordou, mas a água entrou nas casas pelas tubulações, já que o nível das residências é mais baixo que o da rua. Várias ruas estão alagadas em Gargaú (como se vê nas imagens), e, apesar de o nível do Rio Paraíba do Sul ter baixado em Campos; em Gargaú ainda não baixou devido à incidência das marés.

Até o final da manhã, apenas duas famílias ocupavam o abrigo montado na Escola Municipal de Gargaú. Quem teve de deixar suas casas está se abrigando em casas de vizinhos ou parentes. Segundo a Secretária de Promoção Social, Fátima Ferreira, presente no local, as famílias estão sendo cadastradas para receber apoio da Secretaria.

O Assessor Técnico da Defesa Civil, Cabo Oliveira, que esteve em Gargaú acompanhando os trabalhos, estima que 40 casas foram invadidas pela água em Gargaú. Ele está se deslocando para a localidade de Cacimba, já que o ouvinte da Rádio São Francisco FM que mora em Cacimbas, Rodrigo Barreto, falou por telefone que 8 famílias tiveram de deixar suas casas.

4 comentários:

Anônimo disse...

MUITOS MORADORES ESTÃO ILHADOS E PREOCUPADOS,NÃO SABENDO O QUE FAZER. OS QUE CONSEGUIRAM SALVAR SEUS PERTENCES, FICAM MONITORANDO AS ÁGUAS.

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZAR A DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO PELO PRONTO ATENDIMENTO AOS MORADORES DESSA LOCALIDADE.

Anônimo disse...

Parabéns ao Secretário Zé armando, que desde as tres horas da madrugada de ontem acompanha e cuida das providencias, para minimizar os efeitos das cheias em Gargaú. Ligomos pra ele ás tres e meia da noite e logo chegou o caminhão com os homens pra fazer o serviço de retirada das coisas das casas. A água já estava invadindo a padaria e o bar do Clarimar , e todas as residencias em volta. Graças a Deus que começou a baixar e não houve a necessidade de se retirar as pessoas e seus objetos das casas na rua do comércio.

João Batista

Blog Católico do Leniéverson disse...

Em tese esses moradores de área de risco, deveriam receber uma casa popular da prefeitura, mas como a cidade é pequena e sem muitos recursos, o governo do estado e a união poderiam entrar de cheio fazendo isso.Seria um caminho para resolver esse problema que todos os anos acontecem em Gargaú, lugar que conheço muito bem, por vereanear na praia vizinha de Santa Clara.