domingo, 1 de janeiro de 2012

Fim de festas: chuvas antecipam o retorno para casa de milhares de turistas

Veículos no sinal do trevo de chegada a São Francisco de Itabapoana. Muitos passageiros recorreram ao transporte alternativo que teve muito trabalho.



Final de semana por conta da festa de réveillon no litoral de São Francisco de Itabapoana foi de intenso movimento. Apesar da chuva fina que insistia em cair, as praias, na virada do ano, estiveram lotadas.

Em Santa Clara, mesmo com chuva, muita gente foi saudar Iemanjá a rainha do mar. A orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.

Pelo menos um grupo com seus membros trajados de branco, em circulo, celebravam com cantorias a rainha do mar no litoral de Santa Clara. Muitos depositaram variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, perfumes e flores.

Não faltou quem incluísse na celebração tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.

Chuva cessa na entrada do ano novo

Logo após as comemorações da passagem de ano, a chuva cessou. Em Guaxindiba, muitas famílias foram até a praia onde crianças e adultos se divertiam se confraternizando e caminhando pelas areias do mar.

Neste domingo, no primeiro dia de 2012, a maioria dos turistas decidiu antecipar o retorno às suas cidades de origem. A imagem, agora a noite, no trevo registrava um numero inferior de carros comparado com 2011. Mesmo assim, a Guarda Civil Municipal, através dos agentes de trânsito deram todo apoio aos motoristas no principal trevo de saída da cidade.

No Posto de Saúde do centro da cidade, uma técnica de enfermagem informou que no sábado a noite, foram registrados muitos casos de pessoas que procuraram o Posto passando mal por excesso de bebida alcoólicas. Fora isso, o plantão foi considerado tranquilo.

Queima de fogos em todas as
praias

Quando o relógio marcou meia noite em ponto, começou a queima de fogos e vários pontos das praias de São Francisco de Itabapoana desde Gargaú até Barra do Itabapoana, passando por Santa Clara, Sonhos, Sossego, Guaxindiba, Buena e Barra do Itabapoana. Quem estava no litoral dava para visualizar, também, a queima de fogos em São João da Barra.



4 comentários:

Cláudio Heringer disse...

Ano Novo em SFI: show da virada e da desordem
Prezado Vinícius, bom dia.
O desgoverno nessa cidade parece que não tem limite e ficou mais uma vez evidente quando o assunto é programação de verão. As autoridades municipais, definitivamente, desprezam a importância dos instrumentos de gestão pública. Mobilidade urbana, plano diretor, fiscalização de postura e comércio clandestino, falta de infraestrutura (banheiros químicos, estacionamentos autorizados, limpeza nas ruas, pontos de apoio ao turismo, etc.), som automotivo sem limite, insegurança geral(pouco policiamento diante da quantidade de pessoas), bebida alcoólica vendida a menores etc. etc..
Bastava você ficar por alguns minutos nos últimos dias de 2011 na avenida principal da cidade(Centro), o mesmo vale para Sta. Clara. A falta de regras, o vale-tudo nas ruas, obrigava o pedestre a fazer malabarismos. Na avenida principal de Santa Clara não era diferente. Sem referências de como agir e com quem reclamar, cada um que de seu jeito. E foi assim mais um final de ano nessa cidade que, apensar de devastada, insiste em manter-se de pé.
Tudo isso( e muito mais) reflete a vida atual numa cidade marcada pelo descrédito público-administrativo, pela malversação, compra de voto, abuso do poder econômico, políticos cassados, CPI’s etc., pelo desprezo para com aqueles que ainda acreditam na possibilidade do desenvolvimento desse lugar.
Desde já, grato pela postagem.
Att.,
Dr. Cláudio Heringer – Advogado

catiane disse...

Concordo com tudo que Dr.Claudio afirmou no seu comentário.E um descaso total dos governantes do nosso minicípio.

Jussara Batista disse...

Temos que admitir que a Guarda Municipal tem feito um bom trabalho na organização do trânsito. Agora, passagem de ano é isso aí mesmo. Milhares de pessoas chegaram para a festa e o movimento de carros aumentou consideravelmente. Impossível, não haver aqui e acolá um motorista que desrespeite a sinalização e as faixas de pedestre. Agora querer jogar tudo na falta de organização, não concordo. Tem que melhor, tem. Mas, tudo é o governo.Os motoristas também podem colaborar.

Anônimo disse...

Muito bem Jussara, os motoristas não respeitam as faixas de pedestres nem em dia normal,quando tem pedestre para atravessar é necessário que o guarda intervenha senão o pedestre não consegue atravessar, isso é o motorista não tem educação para o trânsito.Já é hora do povo parar com essa politicagem de colocar tudo na culpa de outrem. Suely de Praça