segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Veranista reclama de infestação de escorpiões em Santa Clara


Uma veranista, moradora em Belo Horizonte, pede ajuda da Prefeitura de SFI para eliminar infestação de escorpiões em terreno próximo a casa onde mora em Santa Clara. Ela conta o problema em e-mail enviado à redação da Rádio São Francisco FM.


Prezados colegas da Radio São Francisco e do Blog do Paulo Noel.

Sou moradora de Belo Horizonte -MG.
Tenho uma casa na praia de Santa Clara desde os anos 70 próximo a antiga residência do ex prefeito Barbosa Lemos, próximo a residência da Dinha ( Salão de beleza), próximo também a uma matinha no final da rua da banca de jornais do Carlinho.

Desde que que chegamos para aproveitar o período de verão com a minha família, estamos sofrendo com infestações de escorpiões em toda aquela vizinhança (escondidos embaixo de colchões, tapetes, dentro de armário, banheiro).
Os meus vizinhos também estão horrorizados e preocupados com a situação, devido as crianças e idosos.

Gostaríamos de aproveitar e solicitar dos orgãos da PMSFI , principalmente do CCZ, uma visita a região, pois acreditamos que exista um foco em uma casa abandonada próximo ao local.
Segue os nomes:
Maria de Lourdes Pereira ( Campos)
Rui Augusto Barcelos (Campos)
Luis Carlos Pereira ( Campos)
Marcos Antônio Pereira ( Itaperuna)
Paulinho e Izabel (Moradores de Santa Clara)

Desde já agradeço a enorme ajuda.
-
Atenciosamente,

Elaine Bomtielle Bomves
Assistente Social - PMBH

    1 - ESCORPIÕES

Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais freqüentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) - fig. 1 e Tytius serrulatus (escorpião amarelo) - fig. 2.


Freqüentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.

Tais sintomas (dor, formigamento) podem ser tratados com analgésico ou bloqueios anestésicos locais, além de observação do surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.

São sintomas de gravidade que merecem ser observados com atenção:

  • Náuseas ou vômito
  • Suor excessivo
  • Agitação
  • Tremores
  • Salivação
  • Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial,

Neste caso, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de soroterapia anti-escorpiônica, levando o animal para identificação, se possível. (Fonte:http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/peconhento.htm )

6 comentários:

Guilherme Silva disse...

Contam os mais antigos que uma solução caseira para eliminar os escorpiões e colocando galinhas e galos no terreno onde haja suspeita da existências dos escorpiões que viram comida para as criações.

Anônimo disse...

Ja tive problemas com escorpiões aqui em casa, assim como as aranhas muitas vezes eles são trazidos pra dentro de casa pelos ventos, sem contar que eles adoram entulhos e lugares úmidos, tb ouvi dizer que galinhas espantam os escorpiões. Acabei com o problema fazendo uma faxina geral tirando os entulhos capinando sempre os terrenos baldios vizinhos a minha casa e mantendo a casa sempre fechada em dias de muito vento. Espero que essas dicas ajudem acredito que prefeitura ou outros orgãos não possam fazer muita coisa, eu li muito sobre o assunto na época e comigo deu certo. Lembre se do que eu falei capinar os terrenos baldios vizinhos a sua casa é muito importante. LuisBJJ

Anônimo disse...

CARO AMIGO PAULO NOEL E DEMAIS INTEGRANTES DESTA RÁDIO QUE PRESTA RELEVANTE SERVIÇOS A NOSSA COMUNIDADE.HOJE É DIA DE FESTA PARA NÓS CONCURSADOS,FINALMENTE NOSSOS SONHOS FOI REALIZADO.GOSTARIA QUE VOCES AI DA RÁDIO FIZESSE PARTE DA NOSSA ALEGRIA.POIS VOCES FORAM NOSSOS COMPANHEIROS A TODO INSTANTE.OBRIGADO POR TER ABERTO OS MICROFONES PARA A FÁBIA O LELEI E OUTROS QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO.QUE A RÁDIO CONTINUE IMPARCIAL.SE PUDER DIVULGUE ESTE COMENTARIO.MÁRCIA ALVES FREITAS

Anônimo disse...

é fato! criar galinhas é uma solução. porém quem veraneia não tem como trazer galinhas para passarem o período de verão com eles. o certo é que a secretaria de saúde se prevenisse dessas coisas que são naturalmente recorrentes nessa região.

Adriana Py disse...

Meu nome é Adriana, sou moradora da boca da areia e desde que comprei minha casa aqui venho sofrendo com os escorpiões. fico muito preocupada pois tenho uma filha de 4 anos, e por ser tec. em enfermagem sei que uma picada em crianças pode ser fatal dependendo do seu peso corpóreo. meu marido e eu então começamos uma batalha, eliminado entulhos ao redor, e realizando rebocos em toda a área externa. Essas medidas tem tido resultados, e graças a Deus já faz um tempo que eles não aparecem, mas mesmo assim comtinuamos tomando todas as precauções e sempre vasculhamos a casa. Tenho consciência de que ainda há escorpiões em meu quintal, pois sei que as fossas são os pricnipais ninhos deles. Por issso peço ajuda da secretaria responsável para que dê suporte aos moradores do município, e que possam munir o centro de emergencia com o soro antiofídico já que há outros casos. É importante que haja o controle pois isso pode virar praga, levando em conta que eles podem botar muitos ovos e a maioria não precisa do sexo oposto para se reproduzir. Peço que o blog dê atenção especial a esses casos. Obrigada Adriana.

Adriana Py disse...

Olá eu também estou tendo problemas com escorpiões, moro na boca da areia, e fico muito preocupada. Peço que a Prefeitura dê atenção especial aos casos pois isso é saúde publica. Os postos de emergência precisam estar equipados para o caso de uma emergência, pois sabemos que muitas vezes as crianças são as mais atingidas e muitas não resistem, é necessário haver uma mobilização e ser colocado a disposição da comunidade um caminhão para coleta de entulhos, poi sabemos que os escorpiões gostam de humidade e entulhos, mas muitas vezes não temos como desfazer dos entulhos domésticos e isso agrava a situação, e assim esse araquinídeo só vai se reproduzindo e se espalhando pela cidade.