quinta-feira, 15 de maio de 2014

Reunião no DETRO-RJ discute transporte intermunicipal na linha São Francisco a Campos




Uma comitiva representada por motoristas de vans  de São Francisco de Itabapoana, EMTRANSFI (Empresa Municipal de Trânsito), e do  Legislativo sanfransciscano,   foi recebida pelo DETRO RJ, nesta quinta-feira, 15, no Rio de Janeiro.

O assunto, transporte público, foi tema do jornal São Francisco é Notícia da quarta-feira, 14, ocasião em que o deputado Roberto Henrique ao participar, pelo telefone no "ar" foi cobrado pelos ouvintes para que agendasse uma reunião com a diretoria do  DETRO-RJ para se discutir a legalização das Vans que fazem o transporte no município.

Assim, aconteceu uma reunião na manhã desta quinta-feira, 15-05, na sede do DETRO no Rio de Janeiro para discutir a questão.

O assunto sempre vem a toda quando é intensificada a fiscalização do DETRO na Rodovia RJ-224 por onde circulam as lotadas sem a legalização para transporte de passageiros.

Cabe ao DETRO-RJ planejar, conceder, regulamentar e fiscalizar todas as ações que envolvem o transporte intermunicipal, mas, infelizmente, este órgão  apenas fiscaliza em São Francisco de Itabapoana. Não há ações de planejamento, nem tão pouco concessão de novas linhas para o transporte alternativo.

Portanto que fiscalizem, mas também que promovam políticas públicas e abram mais concessões para disciplinar e melhorar o transporte público intermunicipal entre São Francisco e Campos.

A reunião

Após a reivindicação feita pela rádio ao deputado Roberto Henriques e a sugestão apresentada pelo jornalista Vinícius Berto para que fosse montada uma comissão que representasse o município para discutir o assunto, o parlamentar agendou a reunião no DETRO. Participaram, além do deputado, os proprietários de vans e lotadas, o vereador do PSDB da Câmara Municipal de SFI, Marcelo Garcia e o presidente da Emtransfi, Coronel José Amiltom Barreto.


Segundo Marcelo Garcia, foi dado o pontapé inicial para resolver o problema, a conversa foi boa, mas depende ainda de algumas ações que já estão sendo providenciadas. "O próximo passo é envolver o Ministério Público para se encontrar uma solução", disse.


O que se pretende é que  de uma vez por todas, amplie as concessões intermunicipais. Atualmente apenas a Viação 1001 e duas vans operam de forma legal na linha, o que é considerado muito pouco para atender a demanda da população. Em dias de fiscalização do DETRO os pontos dos ônibus ficam lotados, os coletivos vão abarrotados de passageiros e muitos usuários do transporte ficam impossibilitados de chegarem ou saírem de São Francisco. (Fotos: Facebook Marcelo Garcia)

Nenhum comentário: